Tipos de amor..

11 de fevereiro de 2011 3 desenganos expressados (comentários)
Eros (amor) - Um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
Psiquê - Um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
Ludus - O amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
Storge - Um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
Pragma - Pragmática, amor que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.
Mania - Amor altamente emocional; instável; o estereótipo de amor romântico
Ágape - Amor altruísta; espiritual

Segundo estudos homens tendem a ser mais lúdicos e maníacos, enquanto as mulheres tendem a ser estéricas e pragmáticas. Relacionamentos baseados em amor de estilos semelhantes tendem a durar mais tempo. Em 2007, pesquisadores da Universidade de Pavia liderados pelo Dr. Enzo Emanuele forneceram provas da existência de uma base genética para variações individuais em verificada na Teoria dos Estilos amorosos de Lee. O Eros relaciona-se com a dopamina no sistema nervoso; e Mania à serotonina no sistema nervoso!

O que eu tenho a dizer sobre isso? e a meu respeito? Eu não sinto mais o amor, seja ele por aparência física tal como o eros, sentimentos eternos são coisas totalmente contrárias ao que o meu corpo e minha mente acreditam, logo, o amor do tipo psiquê está longe do que eu sou! Brincalhão é algo que eu já fui mas não sou mais, muito menos a respeito de um sentimento que já, pra mim, passou dos limites em relação a minha pessoa e já me magoou tanto, logo, não brincaria com esse sentimento, até porque pra mim, ele já deixou de existir, ignoro e descarto o amor do tipo ludus. O que é similar? "1. Que é da mesma natureza 2. homogéneo 3. parecido 4. semelhante" Se uma pessoa é similar a mim, e pensa tal como, ou próximo ao que penso, ela provavelmente também não tem mais princípios para amar. Logo, é totalmente, sem delongas, dispensado e descartado o amor do tipo storge. A necessidade do agora existe em todos e nem por isso significa que aquilo é amor, necessidades não te deixam tão maleável a ponto de se apaixonar e sentir amor pela primeira pessoa que te estende a mão, e a paixão é relance do amor, da base romântica, eu não sou assim, você é? Se mantenha assim, é a coisa mais bonita que uma pessoa pode ter para preservar nos dias de hoje, mas com isso, dois ao mesmo tempo são descartados pra mim, pragma e mania. E minha espiritualidade, quem sabe dela.. não sou eu, se é que espiritualidade ainda exista, nem o amor ágape se encaixa com o que eu sinto ser!

Quero novos estudos e novas esperanças.. eu ainda quero acreditar no amor, ele não me persegue, muito menos anda de mãos dadas comigo, ele só se manifesta em mim como dúvida, e das minhas dúvidas eu só consigo extrair lágrimas e lágrimas são amargas, salgadas e frias, talvez eu seja uma lágrima, salgado, amargo e frio, mas ainda quero ser o que já fui, o contraditorio as lágrimas, o sorriso! Sem mais..


Texto em forma de desabafo.!


Fábio Lucas (@Stuuzin)

3 desenganos expressados (comentários):

  • Unknown disse...

    Não posso lhe dizer que entendo perfeitamente como se sente. 1º eu estaria sendo falsa 2º cada sentimento manifesta-se nas pessoas de forma diferencia, sendo assim, nenhum é igual ao outro. Não limite-se a sorrir apenas para aquele que se dispõe a amá-lo, sorria por ser quem você é, por fazer pessoas felizes, por ter uma personalidade tão forte e ser essa pessoa maravilhosa que és. Não limite seus sorrisos, limite suas lágrimas, pois elas são muito sinceras para serem desperdiçadas com aqueles que não as merecem. Exelente texto, parabéns stu s2

  • Unknown disse...

    Não posso lhe dizer que entendo perfeitamente como se sente. 1º eu estaria sendo falsa 2º cada sentimento manifesta-se nas pessoas de forma diferencia, sendo assim, nenhum é igual ao outro. Não limite-se a sorrir apenas para aquele que se dispõe a amá-lo, sorria por ser quem você é, por fazer pessoas felizes, por ter uma personalidade tão forte e ser essa pessoa maravilhosa que és. Não limite seus sorrisos, limite suas lágrimas, pois elas são muito sinceras para serem desperdiçadas com aqueles que não as merecem. Exelente texto, parabéns stu s2

  • Unknown disse...

    Só sei q eu escolhi amar sem esperar nda em troca, e de forma alguma me arrependo disso, e eu acho q me acostumei tanto a amar e naum ser retribuido q morro de medo quando isso acontece.
    Lindo seu texto, mas é triste tbein. Mas pensa melhor manim, tem um monte de pessoas q te amam. não é de amor q vc ta falando. Vc diz q naum sente amor, mas eu vejo amor em vc.

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 We are young.. | TNB